Site pioneiro no resgate da memória lagartense

Lagarto, 24-07-2014

Faculdade AGES forma a primeira Turma de Direito

6 de dezembro de 2010

Sábado, 4 de dezembro, o Centro de Convivência Acadêmica da Faculdade AGES recebeu acadêmicos, seu familiares, convidados e homenageados para Solenidade de Colação de Grau da primeira turma do curso de Direito da Instituição. Antes, porém, no dia 3, dois eventos abriram as celebrações: o descerramento da placa no Campus da Faculdade, pelos acadêmicos Luiz Carlos Costa (titular da turma) e Débora Sodré (representante dos discentes, quem também fez uso da palavra), e a Missa em Ação de Graças, realizada pelo Pe. José Batista, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, em Paripiranga.

É notório que a Faculdade AGES orgulha-se de cada conquista com os seus alunos e colaboradores, vez que hoje ostenta a primeira colocação entre as Instituições de Ensino Superior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, 16ª posição no ranking das melhores Faculdades e Centros Universitários do Brasil, excelência em resultado nos exames de cunho nacional, a exemplo das avaliações referendadas por instrumentos e órgãos avaliadores como IGC, ENADE, OAB e MEC. Tudo isso sem perder de vista a ascensão dos seus egressos nas instituições em que trabalham e o elevado índice de aprovação dos alunos em concursos públicos. Outrossim, registre-se o Reconhecimento do curso de Direito pelo MEC, quando, numa escala de 1 a 5, a instituição atingiu a extraordinária marca dos 4 pontos, com destaque qualitativo para esse resultado: a metodologia, o currículo, suas instalações (com relevo para a biblioteca) e o projeto voltado à sociedade.

Na solenidade de Colação de Grau, em meio às autoridades, prestigiaram a formatura: diretores, secretários e assessores de órgãos públicos e particulares de Sergipe e da Bahia, somados aos ilustres integrantes da sociedade.

Também participaram do evento os professores Celso de Mello e Gustavo Borges, do colegiado de Direito, e a coordenadora do curso de Administração, Prof.ª Sílvia Manoela de Jesus Machado Silva.

O diretor adjunto da Faculdade, Prof. Rusel Marcos Barroso, representando, no ato, o Prof. José Wilson dos Santos (diretor-presidente da instituição), agradeceu a presença dos convidados, visitantes e comunidade, bem como, agraciou com o Mérito AGES os acadêmicos que se destacaram em sua caminhada universitária com maior média (Walemberg Rodrigues Lima e Joel Ferreira dos Santos) e melhor monografia (Gabriel Geraldo Carvalho de Fontes). Ainda, em sua mensagem aos formandos, desejou que fossem, doravante, bem sucedidos, sem perderem de vista a humildade, pois o acesso à fama, em suas palavras, deve ser um caminho limpo, progressivo, pautado na ética e singeleza.

Os Diplomas, símbolo máximo da formação superior, foram entregues pelo paraninfo da turma, Prof. João Paulo Santos Schoucair; pelo mestre-amigo, Prof. Manoel Antônio Gonçalves de Souza; pela patrona, Rosely Dilma dos Santos; pelo titular da turma, Luiz Carlos Costa; e pela coordenadora do colegiado, Profª. Tanise Zaggo Tomasi, todos integrantes da Mesa de Honra da solenidade.

O paraninfo da turma, Prof. João Paulo Schoucair, dirigiu admirável mensagem aos seus afilhados, alicerçando sua fala em três pilares: Deus, justiça e amor, utilizando-se de um conjunto de ideias de nobres pensadores, a exemplo de Gilberto Gil, do rei Davi, Heidegger, Ruy Barbosa, Carnelluti, Abraham Lincoln, Milton Nascimento, Renato Russo, Titãs e Calmon de Passos, que aliado ao copioso conteúdo de seu discurso, levou seus afilhados a uma retrospectiva pelo curso, com reflexões que fizeram a diferença.

O orador da turma, Joel Ferreira dos Santos, falou das alegrias e árida escalada durante o percurso acadêmico, rendeu homenagens aos professores e reconhecimento à Academia pela oportunidade dos inúmeros saberes construídos.

Docentes de outros colegiados também prestigiaram o evento, que ainda contou com o singular apoio das equipes de funcionários dos diversos segmentos da Instituição. Entre eles, Graziela Amorim, do departamento de comunicação; Wilka Lima, da direção administrativa, também responsável pela organização do Centro de Convivência Acadêmica para a colação de grau, cuja ornamentação ficou sob os cuidados da empresa Flores & Festas.

O encerramento da solenidade aconteceu logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro. Abraços foram trocados pelos acadêmicos, familiares, visitantes e convidados aos acordes da canção “Marcas do que se foi”, de Pera e Flecha, quando bacharéis e convidados se dirigiram ao BNB Clube de Simão Dias, para comemoração de tão importante conquista.

Comentários:

Deixe uma resposta