Site pioneiro no resgate da memória lagartense

Lagarto, 22-04-2019

Professor Rusel Barroso recebe Medalha do Mérito Educacional na Assembleia Legislativa

16 de outubro de 2012

Na tarde de ontem (15), data alusiva ao Dia do Professor, profissionais da rede oficial de ensino foram homenageados com a Medalha do Mérito Educacional Manoel Bonfim. Um tributo do Parlamento Sergipano, estabelecido pela Resolução nº 26/2010, de autoria da deputada Ana Lúcia Vieira. Foram sete agraciados: os professores Ruy Belém de Araújo, Maria Thetis Nunes, Rusel Marcos Barroso, Marlene dos Santos Alves, Celina Nascimento Montalvão, Ada Augusta Celestino Bezerra e José de Carvalho Neto. Cumprimentos a todos os homenageados, de modo especial, ao Prof. Rusel Barroso, lagartense que há mais de 30 anos vem realizando um trabalho ímpar em prol de uma Educação de qualidade. O evento contou com a participação de insignes personalidades sergipanas, a exemplo dos deputados Angélica Guimarães (Presidente da Assembleia Legislativa), Ana Lúcia Vieira (Presidente da Comissão de Educação e Desporto), Lourdes Goretti de Oliveira Reis, Augusto Bezerra, Maria Mendonça, do ex-vice-governador José Carlos Teixeira, do reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho (UFS), dos professores José Araújo Filho (Ages/UFS), Péricles Andrade (UFS), entre outros.

Matéria também publicadada no site www.lagartense.com.br Aqui, com algumas informações complementares e os nossos agradecimentos à Equipe do Portal Lagartense por nos permitir a postagem no Lagartonet.

Em comemoração ao Dia do Professor, a Assembleia Legislativa de Sergipe prestou homenagem a representantes de destaque da categoria, com a entrega da Medalha do Mérito Educacional “Manoel José Bonfim”. A solenidade de entrega aconteceu em sessão especial, realizada no fim da tarde desta segunda-feira, dia 15, no plenário da Casa. A homenagem reconhece os esforços prestados por aqueles que contribuíram para um sistema educacional público gratuito e de qualidade para todos em Sergipe. A entrega da Medalha Manoel José Bonfim foi criada a partir da resolução nº 26/2010, de autoria da deputada Ana Lúcia.

Foram agraciados com as medalhas os professores Ruy Belém de Araújo, numa propositura da deputada Ana Lúcia (PT); Maria Thétis Nunes (in memoriam), indicada pela deputada Maria Mendonça (PSB); Virgínio José de Carvalho Neto, por sugestão do deputado Antônio dos Santos (PSC); Marlene dos Santos Alves, por proposta do deputado João Daniel (PT); Rusel Marcos Batista Barroso, indicado pela deputada Goretti Reis (DEM); Celina Nascimento Montalvão, nome apresentado pelo deputado Gilson Andrade; e Ada Augusta Celestino Bezerra, sugerido pelo deputado Augusto Bezerra (DEM).

O ex-vice-governador do Estado, José Carlos Teixeira, e o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Subrinho, estiveram presentes à solenidade, entre outras autoridades, familiares e amigos dos professores escolhidos para receber a comenda.

A medalha foi entregue aos homenageados, sob forte emoção deles e dos presentes. No caso dos que não puderam estar presentes, aos seus representantes. A medalha da professora Maria Thétis foi entregue a Miriam Nunes Carvalho. Já a de Virgínio José de Carvalho Neto, foi recebida pelo deputado Antônio dos Santos e a da professora Ada Augusta, a Elisângela Bezerra.

A deputada Ana Lúcia, presidente da Comissão de Educação da Assembleia, fez o discurso de saudação aos homenageados. Na oportunidade ela destacou que a AL presta excepcional homenagem com a outorga da medalha a professores que laboram, diariamente, para educar os filhos dos sergipanos. Ela também falou sobre o professor Manoel José Bonfim, que denomina a medalha.

Ele nasceu em Aracaju e combateu arduamente as teorias racistas da eugenia, tornando-se um ferrenho contestador da dependência econômica dos países da América Latina dos seus colonizadores e até hoje é reconhecido como um defensor da educação de qualidade para todos.

Agradecimentos

Os homenageados tiveram, em seguida, a oportunidade de agradecer à Assembleia Legislativa a medalha recebida. A primeira foi Elisângela Celestino Bezerra, representando a professora Ada Augusta Bezerra, que agradeceu a honra de receber tal homenagem que leva o nome do ilustre Manoel José Bonfim.

Também fez uso da palavra o professor Rusel Marcos Barroso, que agradeceu a Deus por lhe permitir esse momento e também aos amigos que contribuíram para isso. “Fiquei surpreso com a escolha, em meio a tantos professores merecedores do prêmio, mas sobremodo feliz pelo reconhecimento ao meu trabalho. O mérito que me credencia a receber esta comenda, de tão copiosa grandeza e elevado significado, quiçá seja o de ter mobilizado almas e mentes para a melhoria da educação e da cultura do nosso Estado, de uma gente tão trabalhadora, dinâmica e ordeira”, disse, ao agradecer à deputada Goretti Reis que indicou seu nome para receber a medalha.

A professora Celina Nascimento, em seu discurso, disse que hoje é um dia muito especial para ela, por receber essa medalha com o nome de Manoel José Bonfim, na Assembleia Legislativa, no Dia do Professor. Ela disse que ao receber o convite ficou surpresa, pois, ressaltou, tem a certeza de que o deputado Gilson Andrade, que lhe indicou, conhece pessoas que poderiam estar ocupando seu lugar nesse momento. “Mas fiquei lisonjeada. Para mim, essa homenagem é especial e será inesquecível, porque é a primeira vez que sou homenageada em nível estadual”, disse.

Miriam Nunes, que representou a homenageada Maria Thétis Nunes, sua tia. Num discurso informal, ela apenas parabenizou a deputada Ana Lúcia pela proposição dessa justa homenagem e agradeceu à deputada Maria Mendonça pela indicação do nome de sua tia. “É uma honra muito grande estar representando ela nesse momento”, afirmou.

A professora Marlene dos Santos Alves também usou a tribuna e agradeceu a indicação do deputado João Daniel para receber a homenagem. Disse que na sua trajetória procurou ser, além de professora, uma educadora, se inspirando em música e poesia para levar a mensagem aos seus alunos, principalmente os do campo. Em sua curta fala, leu o poema de Bertold Brecht “Palavras a um general”.

O deputado Antônio dos Santos, representando o professor Virgínio José, justificou sua ausência por estar em alguns países da Europa no seu exercício de professor. Destacou seu trabalho de alfabetização na creche que hoje atende mais de 170 crianças. “Homenagear aqueles que lidam com o ensino e a transmissão do conhecimento para a vida de todas as pessoas é importante e não há profissão sem o ensino. E já estava na hora de os professores serem homenageados por sua preocupação com o futuro dos que passam pelas suas mãos”, destacou, estendendo a homenagem a todos os professores e não apenas aos sete que receberam a medalha.

A presidente da Casa, deputada Angélica Guimarães (PSC), parabenizou a todos os professores pela data especial e ampliou a homenagem que a Assembleia Legislativa prestou hoje a sete professores que se destacam ou se destacaram na arte de ensinar, a todos que diariamente exercem essa profissão. “Cada um deu sua contribuição significativa na área em que atua e ajudou a formar gerações de sergipanos. Parabéns a todos e à Comissão de Educação”, finalizou.

Histórico

Natural do município sergipano de Riachuelo, o professor Ruy Belém se graduou em licenciatura plena em História pela Universidade Federal de Sergipe. Ele é especialista em História Moderna e Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e mestre em Geografia Agrária pela UFS. Em sua pesquisa acadêmica, Belém sempre focou a questão agrária, a história econômica e os movimentos sociais. Ele escreveu sobre a história da organização, universidades públicas e gestão democrática.

Virgínio José de Carvalho Neto nasceu em Aracaju, é pastor e um dos grandes líderes evangélicos de Sergipe. Graduado em Teologia e Psicopedagogia. O homenageado possui mestrado em Ciência da Religião e Doutorado em Teologia. Já recebeu várias comendas, inclusive a medalha do Mérito Aperipê, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Sergipe.

A professora Marlene dos Santos Alves é graduada em Serviço Social pela UFS e é especialista em Ação Comunitária. Trabalhou em projeto de formação de cooperativa popular, educação de deficientes visuais e populações analfabetas. Também é escritora de diversos trabalhos produzidos na Universidade Federal de Sergipe.

Já o professor Rusel Barroso é graduado em Letras pela UFS e pós-graduado em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Bahia. Foi criador do Prêmio Lacertus de cultura popular e da primeira escola de línguas de Sergipe, no interior do Estado. Como pesquisador, desenvolve vários estudos sobre a vida de Sílvio Romero. Foi assessor da Secretaria de Educação e Cultura e da Diretoria Regional de Educação, bem como diretor de escolas da rede oficial de ensino, em Lagarto, onde teve a honra de receber a Comenda Mons. Daltro, a Ordem do Mérito Sílvio Romero e a composição do dobrado que leva o seu nome, pela Filarmônica Lira Popular do seu município. Integrante da Associação Sergipana de Imprensa com diversos textos e trabalhos publicados em livros, jornais e revistas, sobretudo por instituições de ensino superior. Atualmente, o professor Rusel é membro do Comitê Gestor e presidente do Conselho de Ética da Faculdade Ages, onde atua como colaborador desde a sua fundação.

A homenageada professora Ada Augusta Bezerra é doutora e mestra em Educação, especialista em metodologia do ensino superior e planejamento educacional. Atualmente, ela é professora do Mestrado em Educação da Universidade Tiradentes (Unit) e líder de grupo de pesquisa CNPq/Unit. Além de professora, Ada Augusta também é escritora. Entre os livros que escreveu, “Apontamento em educação e gestão democrática”.

A professora Celina Nascimento Montalvão iniciou sua vida profissional aos 14 anos ensinando matemática. Foi secretária de Educação do município de Estância e diretora de várias escolas públicas. Um dos seus grandes trabalhos foi transformar a Diretoria Regional de Educação (DRE) 01 em uma diretoria de grande porte. Atualmente dedica-se à educação de idosos, no Clube Filantrópico Viver, fundado por ela.

Mesmo falecida há alguns anos, a Assembleia Legislativa homenageia, com a medalha Manoel Bonfim, a professora Maria Thétis Nunes, honrando sua memória. Natural do município de Itabaiana, ela foi professora do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, professora de história do Brasil, na UFS. Foi membro do Conselho Estadual de Educação e de Cultura. Durante três décadas foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Por vários anos ocupou a cadeira de número 39 da Academia Sergipana de Letras (ASL).

 

Comentários:

42 respostas para “Professor Rusel Barroso recebe Medalha do Mérito Educacional na Assembleia Legislativa”

  1. Paulo Nogueira Fontes disse:

    Caro colega Rusel, foi com prazer que recebi a notícia a respeito da homenagem que lhe foi tributada no último dia 15, “Dia do professor”, pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. Venho, juntamente com os demais colegas e amigos, congratular-me com a merecida homenagem e, ao mesmo tempo, sinto-me também, como profesor, homenageado na sua pessoa.

    Meus parabéns e um abraço do colega e amigo Paulo Nogueira Fontes.

  2. Railson Souza disse:

    Parabéns pelo reconhecimento!

  3. Cristiano Oliveira (professor de Educação Fisica) disse:

    Parabéns pela honraria, Prof. Rusel.
    Convivendo junto na Faculdade Ages, percebo o quanto tem dedicado a sua vida à Educação. Felicidades!

  4. Emerson Carvalho disse:

    Caríssimo professor Rusel

    Não poderia deixar de escrever-lhe para felicitá-lo pela Medalha do Mérito Educacional Manoel Bomfim, na Assembleia Legislativa de Sergipe, que acaba de lhe ser conferida no dia 15 de outubro, Dia do Professor, como coroamento de sua tenacidade e de seu valor como educador. Diante de um fato assim, é que a gente se lembra do velho provérbio britânico: “The right man in the right place”. Dou-lhe, portanto, meus efusivos aplausos. E espero que sua carreira seja partilhada de sucessos constantes. Agora, só lhe resta aumentar, cada vez mais, o brilho dos fulgentes rastros que vai deixando para entusiasmo de sua família, colegas e alegria de seus amigos.

    Your friends forever,
    Emerson Carvalho e Luzia Carvalho

  5. Ao meu querido amigo e irmão, um forte abraço e os meus parabéns pela honrosa medalha. Você é um orgulho de todos os lagartenses…

  6. Prof. Ibraim Lustosa disse:

    Congratulo-me com o nobre colega pela merecida homenagem recebida. Parabéns!

    Abraços,
    Prof. Ibraim Lustosa

  7. Prof. Dr. Gustavo Landini disse:

    Parabéns, professor!

  8. Lino Corrêa disse:

    Meu querido amigo, você merece todas as homenagens por manter acesa a cultura sergipana.

  9. Prof. João Freire disse:

    Professor Rusel
    Homenagem mais que merecida. O senhor é um grande intelectual no cenário da educação.
    Abraços,
    João Freire

  10. Jeane Melone disse:

    Parabéns! Muito bem merecido. Você é competente no que faz, sempre dedicado e zeloso, então é muito justo esse reconhecimento. Fico feliz, meus parabéns e que ainda muitos outros reconhecimentos venham. Beijos de todos daqui do Rio e lembranças a todos daí.

  11. Rosangela disse:

    Parabéns pela homenagem! Nós, alunos da OACI, ficamos muito felizes.

  12. Gleison disse:

    Congratulations, Teacher! You deserve it.

  13. Antonio disse:

    Parabéns, professor, pelo seu carinho com a educação pública.

  14. Dario Batalha disse:

    Parabenizo a todos os homenageados e, em especial, ao professor Rusel, meu amigo e conterrâneo. Sei como ele se dedica a educar.

  15. Ediberto de Sales Celestino disse:

    Só temos a parabenizar o colega e amigo Rusel Barroso por esta homenagem tão merecida. É disso que as pessoas precisam: “Ter reconhecida a sua luta em prol daquilo que tanto pregam”.

    Mais uma vez, parabéns!

    Abraços,
    Ediberto

  16. Marco disse:

    Merecidas honras… parabéns, você merece Rusel!

  17. Leandro disse:

    Rusel Barroso, Lagarto é honrada com a sua personalidade. Mais uma vez, parabéns!

  18. Arnaldo Fontes Bêribá disse:

    É com grande alegria que compartilho este momento de vitória na sua brilhante carreira de educador. Parabéns e que o nosso pai maior, DEUS, continue iluminando os seus caminhos e abençoando a tua missão: “LEVAR A EDUCAÇÃO E O CONHECIMENTO PARA OS JOVENS”.

  19. Rivanete Moura disse:

    Parabéns, professor Rusel Barroso.

  20. André Barbosa disse:

    Parabéns, Prof. Rusel, como grande mestre em nossa região e todo o nosso querido Estado de Sergipe.

  21. Anselmo Guilherme disse:

    É grande a alegria e a satisfação de poder parabenizá-lo, Prof. Rusel Barroso, reconhecimento mais que merecido, luz e paz sempre.

  22. Irmã Claudira disse:

    Ao professor Rusel Barroso, meus parabéns!
    Mérito muito merecido e justo.

  23. Prof. Claudefranklin Monteiro (UFS) disse:

    A Assembléia Legislativa dá provas de que está atenta ao movimento educacional e cultural que ocorre em Sergipe. Foram homenagens muito justas. Particularmente, destaco três delas. No campo da História, Thetis representa um ícone da sergipanidade, tendo sido uma exímia pesquisadora, uma incansável estudiosa da História de Sergipe e do Brasil. Ruy Belém, meu ex-professor e colega do DHI, além da humanidade e humildade que o caracteriza, um sujeito de bom trato, importantíssimo nas ações de extensão da Universidade Federal de Sergipe. Quanto ao amigo fraterno, Rusel Marcos, uma especial saudação lagartense. Seu trabalho é digno de nota e quaisquer reconhecimento de mérito são poucos diante de sua importância educacional e cultural para o Municipio de Lagarto, mas, sobretudo, para o Município de Paripiranga, onde, ao lado do Prof. Wilson, conduz com maestria ações de educação em nível superior, através da Faculdade Ages. Meus cumprimentos aos(as) Deputados(as)pela iniciativa e aos homenageados e familiares. O valor do reconhecimento é a prova do cultivo saudável de nossos valores.

  24. Thales Brandão disse:

    Professor Rusel
    Parabéns pela homenagem. O senhor é um exemplo – cidadão ético, educador e pessoa centrada no bem social.
    Desejo mais sucesso,
    Prof. Thales Brandão

  25. Prof. Celso De Melo disse:

    Parabéns, Nobre Professor Rusel.

  26. Prof. José Marcelo disse:

    Ao professor Rusel, os meus votos de congratulações e de admiração. Muita luz!
    Prof. José Marcelo

  27. Prof.ª Risomar Santa Rosa disse:

    Parabenizo o professor Rusel e acrescento que celebramos juntos!

    Um grande abraço da colega e amiga,

    Prof.ª Risomar

  28. Parabéns, companheiro Professor Rusel. Sei do seu imenso valor para Educação de nossa região, que é tão carente de pessoas comprometidas, de fato. Outras homenagens merecidas virão.

  29. Acoc disse:

    Parabéns, professor Rusel Barroso. Você merece.

  30. Eny Meira disse:

    “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.” (Aristóteles)

    Parabéns pela merecida homenagem ao ilustre amigo.

    Abraços,
    Eny e família

  31. Prof.ª Nadja Maciel disse:

    Olá, meu amigo Rusel!

    Parabéns pela justa e honrosa homenagem.

    Um carinhoso abraço,

    Nadja

  32. Leôncio Nogueira Jr. disse:

    Distinguido amigo Rusel:
    Estamos todos muito felizes com mais essa merecida homenagem prestada ao amigo.
    É um grande privilégio para nossa amada Lagarto, tê-lo como um dos grandes destaques na área de educação.
    Que Deus continue te abençoando e dando forças para prosseguir na nobre missão de educar.
    Um forte abraço e que Deus o abençoe.
    Atenciosamente,
    Leôncio e família

  33. Prof. Ibarê Dantas disse:

    Amigo Rusel,

    Programei-me para comparecer à cerimônia de homenagem para abraçá-lo pessoalmente, mas não foi possível. Contudo, tive grande satisfação em saber de seu valor reconhecido.

    Aceite minhas calorosas felicitações.

    Abraços fraternais,
    Ibarê

  34. Prof.ª Sônia Machado disse:

    Caro professor Rusel:
    Fiquei bastante honrada ao tomar conhecimento da justa homenagem que o senhor recebeu, ontem, da AL/SE. Lamento ter perdido a oportunidade de abraçá-lo pessoalmente, pois só hoje, 16/10, vejo as notícias. Um grande abraço de parabéns extensivo à distinta família. Também está de parabéns todo o povo dessa querida Lagarto, que tão bem me acolheu quando o PQD/UFS esteve por aí cumprindo a nobre missão de graduar alunos.

  35. Claudiano Soares disse:

    Professor Rusel
    Parabéns pela homenagem recebida na Assembleia Legislativa (medalha de honra ao mérito “Manoel José Bonfim). Isto é uma demonstração clara de que a educação é um processo longo e contínuo, mas que rende frutos.

  36. Tanise Thomasi disse:

    Professor Rusel, parabéns pela merecida homenagem! Orgulhamo-nos do senhor.

  37. Hozana Aquino disse:

    Professor Rusel, parabéns!
    Homenagem muito justa, o senhor merece muito e muito mais.

  38. Daniela Dias disse:

    Parabéns! Ficamos muito felizes pelo Prof. Rusel, pois sabemos que merece todas as homenagens como pessoa e profissional.

  39. Richard Eduard disse:

    Sem dúvida é um merecido reconhecimento a um ilustre filho das terras sergipanas que tão bem desempenha o seu papel de promotor da educação de seus conterrâneos.

  40. Euler Ferreira disse:

    Indicado pela deputada Goretti Reis, o professor Rusel Marcos Batista Barroso foi homenageado – ontem, dia 15 – pela Assembléia Legislativa com a Medalha Manoel José Bonfim. Por estar em Brasília para compromisso no Supremo Tribunal Federal, infelizmente eu não pude comparecer e abraçar o amigo, exemplo de cidadão lagartense. Parabéns! Como seu conterrâneo, fiquei muito feliz.

  41. Paulo Roberto (de Bel) disse:

    Parabéns pela honraria, Prof. Rusel.
    Nós, lagartenses, nos orgulhamos muito de você.
    Abraços,
    Paulo Roberto
    (de Bel)

  42. Rusel Barroso disse:

    A todos os membros do Parlamento Sergipano, aqui saudados na pessoa da deputada e professora Goretti Reis, bem como a todos os amigos que postaram ou enviaram mensagens de congratulações através de ‘sites’, redes sociais, ‘e-mails’ e telefone, meu singular agradecimento, sobretudo pela generosidade das palavras. Saibam que este prêmio traduz não apenas o amor que dedico à educação, mas também a afabilidade que tenho pela minha terra e pela região centro-sul do meu Estado, que se estende à Bahia, através de uma cidade que me acolhe e que conquistou a minha admiração: Paripiranga – “Terra da Faculdade Ages”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *