Site pioneiro no resgate da memória lagartense

Lagarto, 29-04-2017

Dr. João Almeida Rocha: resumo biográfico

Antonio Rocha, 4 de abril de 2014

Dr. João Rocha

Nasceu em 09/10/1920, em Lagarto – Sergipe, quarto dos cinco filhos de Antonio Pinheiro da Rocha e Rosina Fontes de Almeida. Iniciou seus estudos em Lagarto, prosseguindo-os em Aracaju, no Ginásio Tobias Barreto (atual Colégio Tobias Barreto), onde concluiu o curso ginasial. Em Salvador, fez o primeiro ano complementar de medicina no velho Colégio Central da Bahia (antigo Ginásio da Bahia), concluindo-o nos dois anos seguintes na então Capital Federal, Rio de Janeiro (Instituto Juruena). Por concurso vestibular ingressou na Faculdade Nacional de Odontologia da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), graduando-se cirurgião-dentista no ano de 1945. De volta a Lagarto, trabalhou como dentista, em consultório particular, até 1972. Contraiu matrimônio com D. Waldomira Monteiro de Carvalho Rocha em 1949, de cujo casamento teve oito filhos.  Exerceu o cargo de vereador por duas legislaturas (entre 1947 e 1954) e de prefeito municipal entre 1973 e 1977. Foi oficial do registro civil do Cartório do 3.º Ofício entre 1955 e 1990. Foi também pecuarista e agricultor entre os anos de 1963 e 1998. Católico fervoroso, foi Presidente da Maternidade Zacarias Júnior e diretor da Associação de Caridade N. Sra. da Conceição. Benemérito da Pia União dos Pobres de Santo Antônio, dividiu com o ilustre lagartense Antônio Martins de Menezes, a aquisição do terreno onde se situa o prédio do Asilo de Santo Antônio, cuja construção deveu-se ao espírito meritório e cristão de D. Maria José Hora. Diretor do tradicional Ginásio Laudelino Freire (posteriormente Colégio), de 1966 a 1968 e de 1970 a 1972, sendo responsável pela implantação do primeiro curso de Contabilidade do município.

Filho de família humilde, desde cedo vislumbrou na educação o meio de ascensão social, política e econômica. Por isso, pautou a sua vida de político e de cidadão na valorização do saber, razão pela qual, também, nunca mediu esforços na luta de propiciar aos seus munícipes, principalmente àqueles que não dispunham de recursos econômicos, a oportunidade de estudar aqui em Lagarto. Quando prefeito, não mediu esforços para conseguir junto ao Governo Federal os recursos necessários para a implantação do Colégio Abelardo Romero, conhecido como Colégio Polivalente, onde hoje funcionam, provisoriamente, os cursos superiores do futuro Campus da Saúde da Universidade Federal de Sergipe, e do Módulo Esportivo, atualmente sede do Tiro de Guerra. Trouxe para Lagarto em convênio com a Universidade Federal de Sergipe, o primeiro curso superior de curta duração (Letras). Empreendeu a construção e reforma de diversas escolas da então precária rede municipal. Paralelamente, foi o pioneiro no transporte público escolar no município, facilitando o acesso dos residentes na zona rural aos princípios básicos de instrução nas escolas das sedes dos povoados e da cidade. Como cidadão, colaborou na construção do prédio do Colégio Laudelino Freire ao disponibilizar para a CNEC um sítio particular, fruto de herança, cujo dinheiro arrecadado com a negociação foi preponderante para a construção do prédio onde se situa o referido. Foi professor de Matemática, Ciências e Inglês no Ginásio Laudelino Freire. Modestamente, colaborou com a construção de muitas igrejas em diversos povoados do município de Lagarto. Em 1998, desligou-se completamente das suas atividades, recolhendo-se inteiramente para a família. Hoje, aos 91 anos, com a saúde debilitada, nos lampejos de lucidez tem a felicidade de receber o reconhecimento por parte de muitos dos seus conterrâneos, amigos e admiradores.

Lagarto, 9 de outubro de 2011.

 

Nota e agradecimento

Este breve resumo biográfico do Dr. João Almeida Rocha foi escrito para ser lido na cerimônia de outorga da Comenda Sílvio Romero, concedida pelo Poder Público Municipal no ano de 2011. Portanto, dois anos antes do seu falecimento, na manhã do dia sete de junho de 2013, no Hospital São Lucas, Aracaju-Sergipe.

A família agradece todas as manifestações de solidariedade e apreço por parte dos lagartenses, especialmente dos que fazem a Secretaria de Educação do município de Lagarto, particularmente, na pessoa da professora Maria do Carmo Oliveira da Fonseca; dos ex-alunos, através de Enoque Araújo da Paixão; dos professores e ex-professores do município, especialmente a Aloísio Conceição; dos historiadores, no nome de Claudefranklin Monteiro. De igual modo, à Prefeitura Municipal de Lagarto, do prefeito ao mais humilde servidor; aos que fazem a Casa de Oração D. Maria Teles; aos membros da Academia Lagartense de Letras, que recentemente escolheram o nome de João Almeida Rocha para uma das cadeiras daquele Sodalício, em nome do seu presidente, Paulo Andrade Prata, e dos amigos da família, Rusel Barroso e Joaquim Prata.

Comentários:

Deixe uma resposta