Site pioneiro no resgate da memória lagartense

Lagarto, 19-11-2017

Subsecretário se reúne com membros da Academia de Letras, em Lagarto

7 de novembro de 2014

Casa Paroquial

O Subsecretário de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural, Dr. Luiz Eduardo Oliva, foi recebido pelos membros da Academia Lagartense de Letras: o Bel. Paulo Andrade Prata (presidente da ALL) e os professores Anselmo Vital, Emerson Carvalho, Claudefranklin Monteiro, Rusel Barroso, Taysa Mércia e Angélica Amorim (diretora de cultura do município), na sala de recepção da Casa Paroquial, em Lagarto. O encontro teve como tema um imóvel de valor histórico, onde residiu a família Romero, localizado na Rua Misael Mendonça, cuja arquitetura data de 1822, onde personalidades lagartenses viveram no século passado, a exemplo de Abelardo e Sílvio Romero.

O contato entre o Subsecretário e os Acadêmicos foi iniciado com a apresentação de Dr. Eduardo Oliva, gentilmente designado pelo governador Jackson Barreto para realizar estudo de cessão do referido imóvel para sede da Academia Lagartense de Letras que, em contrapartida, compromete-se em fundar, nesse mesmo local, um memorial que focará a valorização da história, memória e cultura do povo lagartense, com o compromisso de torná-lo patrimônio cultural sergipano.

José Carvalho (entusiasta da cultura) e Claudefranklin Monteiro (docente do departamento de História da UFS e acadêmico da ALL) lamentaram a não preservação de importantes monumentos e casarões do município.

Rusel Barroso (membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e da Academia Lagartense de Letras) lembrou ao Subsecretário, Dr. Eduardo Oliva, o entusiasmo do seu pai (Acad. João Oliva Alves) com o nascimento do sodalício lagartense, sobretudo pelos laços de proximidade com sua terra natal, e pediu que o Subsecretário transmitisse ao Governador aquele entusiasmo e as expectativas de seus confrades no atendimento a esse pleito, que beneficiará não apenas os lagartenses, mas também o povo sergipano.

A reunião foi encerrada com os agradecimentos do presidente, Dr. Paulo Andrade Prata, ao firmar com o representante do governador, Dr. Eduardo Oliva, o compromisso de organizar a requisição de um laudo técnico, a ser elaborado pelo Estado, após avaliação do imóvel, e solicitação de tombamento, o que corresponde ao primeiro processo a ser analisado pela Corregedoria Geral do Estado, antes de outros procedimentos.

Fotos: Kiko Monteiro (Portal Lagartense)

Comentários:

Uma resposta para “Subsecretário se reúne com membros da Academia de Letras, em Lagarto”

  1. Luiz Eduardo Oliva disse:

    Prezados amigos,

    Feliz com a matéria publicada sobre a produtiva reunião com a Academia Lagartense de Letras.

    Um abraço a todos os que fazem o Portal Lagartonet e o nosso agradecimento a Kiko Monteiro.

    Luiz Eduardo Oliva
    Subsecretário de Estado do Patrimônio Histórico de Sergipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *