Site pioneiro no resgate da memória lagartense

Lagarto, 19-11-2017

Aniversário de nascimento de Sílvio Romero, pensador da cultura brasileira

21 de abril de 2015

No dia 21 de abril foi celebrado o aniversário de nascimento do filho mais ilustre de Lagarto, Dr. Sílvio Romero. Autor da primeira obra que organiza a nossa literatura, a monumental História da Literatura Brasileira, escrita em 5 volumes, até hoje marco de referência para consulta de estudiosos da cultura nacional. Se vivo, Romero, um dos membros-fundadores da Academia Brasileira de Letras, estaria completando 164 anos. Além do legado deixado para a nossa literatura, Sílvio foi o brasileiro que mais se dedicou ao folclore e à cultura popular, tendo sido responsável por coletar, por este imenso país, cantos e contos oriundos do povo para construção de duas outras obras admiráveis: Cantos Populares do Brasil e Contos Populares do Brasil, trabalhos que preservam as raízes da nossa gente e que encanta crianças e adultos.

O enamoramento da professora Aglaé Fontes pelo folclore brasileiro, sem dúvida, foi impulsionado pelo conterrâneo Sílvio Romero.  Há pouco tempo, a professora resolveu escrever um livro infantil sobre a vida do intelectual: O Tangedor de Sonhos, livro que conta, através de uma linguagem fácil e de ilustrações, a vida de Sílvio Romero mesclada com os significados dos costumes da época.

“Quanto mais estudo a vida de Sílvio, surpreendo-me com o potencial dele. Sílvio valorizou as coisas simples e lindas do povo quando ninguém pensava nisso. Para mim, ele foi um desbravador.” (Aglaé Fontes)

“A Literatura Brasileira divide-se em duas fases – antes e depois de Sílvio Romero. Antes, com raros registros e poucas comprovações; depois, organizada e transparente para a compreensão da nossa história literária.” (Rusel Barroso)

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *