Site pioneiro no resgate da memória lagartense

Lagarto, 19-11-2017

Sucesso absoluto no I SALS realizado em Glória/SE

18 de novembro de 2015

Foto do Grupo de Acadêmicos

Este foi o balanço do I SEMINÁRIO DAS ACADEMIAS LITERÁRIAS DE SERGIPE, cujo tema tratado foi LITERATURA SERGIPANA: ontem e hoje.

A Academia do Amplo Sertão Sergipano (ALAS) e a Academia Gloriense de Letras (AGL) promoveram o I Seminário das Academias Literárias de Sergipe (I SALS), no último dia 14/11/15, buscando um diálogo entre as instituições existentes em nosso estado, que, simultaneamente, as aproximem do seio social, estimulando a troca de experiências e a integração entre todos os sodalícios e a comunidade.

Sabemos que, de alguns anos para cá, nosso estado vem sendo admirado pelo surgimento de academias literárias nos municípios, porém, é de suma importância que essas instituições estejam interligadas, apesar de cada uma ter a sua própria autonomia no tocante à própria produção e aos anseios sociais. Por outro lado, hoje, percebemos diversos movimentos literários provenientes de ramificações de ações desenvolvidas por nossas academias e, como um de seus resultados, novos talentos são descobertos.

Ao todo são 14 Academias Literárias em ação no estado de Sergipe: Academia Sergipana de Letras (ASL) – Presidente: Acad. José Anderson Nascimento; Academia Gloriense de Letras (AGL) – Presidente: Acad. Jorge Henrique Vieira Santos, Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano (ALAS) – Presidente: Acad. Francisco das Chagas Vasconcelos, Academia Tobiense de Letras e Artes (ATLAS) – Presidente: Acad. Antônio de Oliveira Silva (Virman), Academia Itabaianense de Letras (AIL) – Presidente: Acad. Vlademir Souza Carvalho, Academia Lagartense de Letras (ALL) – Presidente: Acad. Paulo Andrade Prata, Academia Laranjeirense de Letras (ALLE) – Presidente: Acad. Emerson Maciel, Academia Estanciana de Letras (AEL) – Presidente: Acad. Miguel Viana, Academia Dorense de Letras (ADL) – Presidente: Acad. João Paulo Araújo de Carvalho, Academia Cristinapolitana de Letras – Presidente: Acad. Solange da Gama Pinheiro, Academia Riachuelense de Letras e Artes (ARLA) – Presidente: Acad. Jodoval Luiz dos Santos, Academia de Letras de Aracaju (ALA) – Presidente Acad. Gustavo Aragão Cardoso, Academia Canindeense de Letras e Artes (ACLAS) – Ainda não instalada – e Academia Propriaense de Letras, Artes, Ciências e Desportos (APLACAD) – ainda não instalada.

Debatedores da 1ª mesa-redonda

O evento teve início com uma mesa-redonda sobre “Literatura em Sergipe ontem” cujos debatedores trouxeram um apanhado da nossa literatura e com enfoque para alguns dos mais expressivos escritores sergipanos: Silvio Romero e Tobias Barreto. Essa mesa foi coordenada pelo professor e poeta Jorge Henrique Vieira Santos (Presidente da AGL) e os debatedores foram a Profª Christina Ramalho (UFS) e o Prof. Wagner Lemos (dourando USP).

Debatedores da 2ª mesa-redonda

No segundo momento, tivemos a segunda mesa-redonda com o título “Literatura em Sergipe hoje”, coordenada pelo professor Kelber Rodrigues de Souza (ALAS) e os debatedores foram o Prof. Ramon Diego (AGL) e o Prof. Rusel Barroso (ALL/UniAGES). As mesas pareciam ser orquestradas, pois uma completava a outra e o público presente ficou encantado com tamanha riqueza das falas dos palestrantes.

Momento de descontração na 2ª mesa-redonda

Agradecemos a todos os que abrilhantaram o evento, em especial a Lumia – Escritório de Design e a CDL de Nossa Senhora da Glória – SE.

Acad. Domingos Pascoal

Reconhecimento especial ao Acad. Domingos Pascoal de Melo (ASL), que se fez presente e solidário durante os preparativos e realização do encontro; ao Acad. Carlos Alexandre Aragão (ALAS), que gentilmente nos cedeu as imagens e informações para publicação, bem como a todos os demais acadêmicos participantes, que sobremodo enriqueceram o evento.

Comissão Organizadora:

Carlos Alexandre Nascimento Aragão (ALAS)
Christina Bielinski Ramalho (UFS)
Domingos Pascoal de Melo (ASL)
João Paulo Araújo de Carvalho (ADL)
Jorge Henrique Vieira Santos (AGL)
Kelber Rodrigues de Souza (ALAS)
Lucas Lamonier Silva Santos (ALAS)

.

Comentários:

Uma resposta para “Sucesso absoluto no I SALS realizado em Glória/SE”

  1. Esta matéria comprova que, quando pessoas se juntam em volta de uma boa ideia, a única coisa que pode acontecer é exatamente o sucesso que é a busca de toda humanidade. A primeira reunião das Academias Literárias de Sergipe é também uma demonstração de grandeza do espirito empreendedor do sergipano. Até bem pouco tempo, não havia a menor possibilidade de isso acontecer. E, não havia, porque não existia sequer, as próprias Academias. Portanto, reunir o quê? Uma boa ideia, algum trabalho conjunto e, como num passe de mágica, aí estão, 13 Academias instaladas e trabalhando rumo ao futuro e outras virão e se associarão, e juntos caminharão sempre focados em construir, sem nenhum interesse particular, possibilidades do engrandecimento do todo. Vamos em frente, há muito o que fazer. Façamos, então!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *