Site pioneiro no resgate da memória lagartense

Lagarto, 19-11-2017

DESFILE DA SEMANA DA PÁTRIA EM LAGARTO: o mais prestigiado da região

7 de setembro de 2017

Na parada de 7 de setembro, instituições da terra e de outros municípios sergipanos, a exemplo de escolas, associações, grupos folclóricos, bandas marciais e de música, unem-se para mostrar ao público parte do seu civismo e das riquezas de suas tradições populares. O mais imponente Desfile Estudantil de Sergipe ainda conta, especialmente, com a apresentação da Filarmônica Lira Popular de Lagarto, Companhia de Polícia Militar e do Tiro-de-Guerra 06/015, garbosamente alinhados na avenida.

Calçadas, arquibancadas e palanques são completamente tomados por populares, visitantes e autoridades, que vibram com a passagem do desfile. Esse entusiasmo contribui para o engrandecimento da parada, sem dúvida, um dos momentos mais esperados pela população lagartense, e que, há muito tempo, faz parte do calendário turístico da região.

Os esforços e a bravura dos estudantes e envolvidos no desfile mostram a ousadia do enfrentamento a tantos obstáculos – singularmente os econômicos –, para saírem pelas artérias da terra de Sílvio Romero e proporcionarem alegria a tanta gente.

Vale ressaltar que esse festejo é de grande importância para se ampliar o espírito de nacionalidade e patriotismo, bem como criar condições para visualizarmos a nossa pátria por outro prisma. Devemos, portanto, preservá-lo, a fim de que a juventude possa conhecer as raízes da nossa história e, dessa forma, valorizá-la para que se mantenha viva para outras gerações.

Que em Lagarto, professores, coordenadores e dirigentes de escolas possam conscientizar os estudantes quanto à importância da organização do desfile, a exemplo de não retornarem pelo meio da avenida, e que estes possam orientar seus pais e demais integrantes da sociedade para que evitem a ocupação das ruas e o estacionamento inadequado de seus veículos nos logradouros de passagem das escolas partícipes do evento. Medidas simples, mas que muito contribuirão para o acolhimento aos visitantes e conforto de todos.

 

P.S.: Na foto, o inesquecível Colégio Cenecista Laudelino Freire, o Tremendão. (Acervo Rusel Barroso)

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *