Site pioneiro no resgate da memória lagartense

Lagarto, 24-06-2019

Faculdade AGES Monografia

.
Manual de monografia 2019 do UniAGES
 
..

ATENÇÃO!
SOBRE CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
(Fotografias, ornamentações e outros)

.

Alertamos que algumas turmas, sem prévia reunião com o Cerimonial de Formatura da IES, estão firmando contratos antecipados, sem os devidos cuidados, o que tem gerado problemas para os alunos que perdem disciplinas ou, por outros motivos, não se formam no semestre previsto, somente com direito à restituição de parte dos valores pagos, com perdas significativas. Alguns profissionais, inclusive, agindo sem ética, em meio à competitividade de seus colegas, o que tem levado os alunos a denunciarem essa prática no Conselho de Ética da IES, o que poderá ensejar em impedimento no momento da realização do cadastro para prestação de serviços, lembrando que todos os profissionais, a partir deste semestre, independente de já ter prestado serviço na casa, precisará se submeter a esse novo cadastramento, em data que será publicada em breve.

Informamos, ainda, que Comissões de Formatura não homologadas através de Ata, com cópia protocolada no Conselho de Ética, conforme normas institucionais, estão sujeitas a responderem pelos seus atos judicialmente.

..

ORIENTAÇÕES SOBRE FORMATURA.

.

COMISSÃO DE FORMATURA – deve ser oficializada a partir da escolha dos membros pela turma e registrada em ata com as assinaturas dos que participaram da escolha e, ao final a menção de todos os membros que irão compô-la. (cópia da ata deve ser entregue no Conselho de Ética para qualquer eventualidade, bem como os nomes dos integrantes , acompanhados de telefones e e-mails para contatos.

PLACAS E CONVITES de formatura devem ser passados por revisão e formatação homologados pelo Coordenador de Cerimonial do UniAGES, antes da confecção. Se não estiverem no padrão oficial, não serão aprovados pela nossa IES. Em caso de dúvida, consultar o Prof. Rusel ou a Sra. Flávia, no Gabinete da Vice-reitoria.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS – somente a solenidade de colação de grau é obrigatória, contudo, o aluno pode optar pela colação de grau: SOLENE – realizada com vestes talares (beca e capelo) e a presença de homenageados e oradores. NÃO SOLENE – realizada com traje social, congregando os alunos interessados

As despesas de ornamentação dos espaços de eventos de formatura: aula da saudade, momento de ação de graças, descerramento de placa, colação de grau e baile de formatura são cuidadas pelos alunos quanto às instituições prestadoras de serviço. Portanto, são os alunos que devem inteirar-se com as Comissões quanto às despesas e contratos para, desse modo, evitarem desconfortos e desentendimentos posteriores.

Compete ao UniAges, apenas, a oferta do espaço para Colação de Grau, Aula da Saudade e Descerramento da Placa com serviço de áudio gratuito para locução, sendo a ornamentação e outros interesses dos alunos de responsabilidade de suas turmas. Lembrando que não há cobrança de valores para o estudante em favor da instituição.

ADVERTÊNCIA: recomendamos todo cuidado ao realizar contratos antecipados com prestadores de serviços, pois o término do curso nem sempre acontece na mesma data para todos por motivos de reprovação, desistência, carga horária incompleta, entre outros, cuja responsabilidade por tais falhas não compete à instituição, nem garante a devolução de valores por parte do prestador de serviço, a menos que esteja registrado no contrato.

 ..

..

Algumas recomendações importantes para quem vai defender monografia

– apresentação: de aproximadamente 20 minutos com tolerância de 5 minutos + 15min para questionamentos da Banca;

– no máximo 2 slides por capítulo, sem jamais exceder 10 slides no total;

– nunca interromper a Comissão Examinadora;

– dirigir-se aos integrantes da Banca pela expressão ‘professor(a) + nome’

– respostas aos questionamentos sem prolixidade (de um 1 a 2 minutos para responder a cada pergunta do examinador é o suficiente)

– chegar 20 minutos antes do horário programado para organizar ‘slides’ e outros elementos de que precisará. De outro modo, poderá ser impedido de apresentar o trabalho.

– agradecimentos devem ser evitados, uma vez que o aluno está em avaliação.

– cumprimentos depois da avaliação (no recinto), também devem ser evitados, uma vez que o resultado só será divulgado posteriormente.

– Ao concluir a defesa é obrigação do aluno solicitar o material de recomendações aos integrantes da Banca Examinadora, evitando, assim, dificuldade para localizá-los e iniciar os ajustes do seu trabalho para encadernação em capa dura.

– Referência obrigatória do Manual de Monografia da AGES a ser mencionada no trabalho:

SANTOS, José Wilson dos; BARROSO, Rusel Marcos Batista. Manual de Monografia da AGES: graduação e pós-graduação. Paripiranga: AGES, 2016.

.

LISTA DE DEFESAS

Caros Acadêmicos e Professores:

Sempre verificar a lista de publicações, pois ocorrem defesas em horário contrário ao da aula.

Recomenda-se ao aluno dialogar com o orientador, previamente, confirmando a data.
O aluno deve chegar ao recinto uma hora antes de sua apresentação para organização do material e outros procedimentos.
> Não utilizar ‘slides’ em excesso. Máximo de 2 slides por capítulo com tópicos. <
Apresente-se em traje social ou com vestes que remetam ao seu curso: (jaleco, paletó, guarda-pó…)
 .

DADOS PARA SOLICITAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO PARA PESQUISA

Para elaborarmos a Autorização para Pesquisa, precisamos das seguintes informações:

Nome completo do acadêmico

Curso

Orientador

Tema da monografia

Instituição em que fará a pesquisa

Responsável pela instituição (diretor, coordenador, secretário)

Cidade/Estado

.

 

.

.
.