Site pioneiro no resgate da memória lagartense

Lagarto, 30-05-2017

Faculdade AGES Monografia

.

REUNIÃO COM AS COMISSÕES DE FORMATURA 2017.1

.

Convocamos os membros das comissões de formatura e os alunos das turmas que ainda não definiram sua

comissão para uma reunião indispensável, a fim de facilitar a compreensão

do processo organizacional das solenidades e outros procedimentos.

Data: 19/05 (sexta-feira)

Horário: às 19h30

.

ORIENTAÇÕES SOBRE FORMATURA

.

.

COMISSÃO DE FORMATURA – deve ser oficializada a partir da escolha dos membros pela turma e registrada em ata com as assinaturas dos que participaram da escolha e, ao final a menção de todos os membros que irão compô-la. (cópia da ata deve ser entregue no Conselho de Ética para qualquer eventualidade, bem como os nomes dos integrantes , acompanhados de telefones e e-mails para contatos.)

PLACAS – não se antecipe com confecção antes de participar da reunião com o coordenador de formatura do UniAGES, pois a partir do semestre 2017.2 a instituição apresentará dois modelos oficiais ( com fotos individuais ou fotos coletiva).

PLACAS E CONVITES de formatura devem ser passados por revisão e formatação homologados pelo Coordenador de Cerimonial do UniAGES, antes da confecção. Se não estiverem no padrão oficial, não serão aprovados pela nossa IES. Em caso de dúvida, consultar o Prof. Rusel ou a Sra. Flávia, no Gabinete da Vice-reitoria.

Tamanho padrão da placa: 1m x 0,70cm

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS – somente a solenidade de colação de grau é obrigatória, contudo, o aluno pode optar pela colação de grau: SOLENE – realizada com vestes talares (beca e capelo) e a presença de homenageados e oradores. NÃO SOLENE – realizada com traje social, congregando os alunos interessados.

As despesas de ornamentação dos espaços de eventos de formatura: aula da saudade, momento de ação de graças, descerramento de placa, colação de grau e baile de formatura são cuidadas pelos alunos quanto às instituições prestadoras de serviço. Portanto, são os alunos que devem inteirar-se com as Comissões quanto às despesas e contratos para, desse modo, evitarem desconfortos e desentendimentos posteriores.

Compete ao UniAges, apenas, a oferta do espaço para Colação de Grau, Aula da Saudade e Descerramento da Placa com serviço de áudio gratuito para locução, sendo a ornamentação e outros interesses dos alunos de responsabilidade de suas turmas. Lembrando que não há cobrança de valores para o estudante em favor da instituição.

ADVERTÊNCIA: recomendamos todo cuidado ao realizar contratos antecipados com prestadores de serviços, pois o término do curso nem sempre acontece na mesma data para todos por motivos de reprovação, desistência, carga horária incompleta, entre outros, cuja responsabilidade por tais falhas não compete à instituição, nem garante a devolução de valores por parte do prestador de serviço, a menos que esteja registrado no contrato.

 ..

Manual de monografia do UniAGES
 
..

Algumas recomendações importantes para quem vai defender monografia

– apresentação: de aproximadamente 20 minutos com tolerância de 5 minutos + 15min para questionamentos da Banca;

– no máximo 2 slides por capítulo, sem jamais exceder 10 slides no total;

– nunca interromper a Comissão Examinadora;

– dirigir-se aos integrantes da Banca pela expressão ‘professor(a) + nome’

- respostas aos questionamentos sem prolixidade (de um 1 a 2 minutos para responder a cada pergunta do examinador é o suficiente)

- chegar 20 minutos antes do horário programado para organizar ‘slides’ e outros elementos de que precisará. De outro modo, poderá ser impedido de apresentar o trabalho.

– agradecimentos devem ser evitados, uma vez que o aluno está em avaliação.

- cumprimentos depois da avaliação (no recinto), também devem ser evitados, uma vez que o resultado só será divulgado posteriormente.

- Ao concluir a defesa é obrigação do aluno solicitar o material de recomendações aos integrantes da Banca Examinadora, evitando, assim, dificuldade para localizá-los e iniciar os ajustes do seu trabalho para encadernação em capa dura.

– Referência obrigatória do Manual de Monografia da AGES a ser mencionada no trabalho:

SANTOS, José Wilson dos; BARROSO, Rusel Marcos Batista. Manual de Monografia da AGES: graduação e pós-graduação. Paripiranga: AGES, 2016.

.

LISTA DE DEFESAS

Caros Acadêmicos e Professores:

Sempre verificar a lista de publicações, pois ocorrem defesas em horário contrário ao da aula.

Recomenda-se ao aluno dialogar com o orientador, previamente, confirmando a data.
O aluno deve chegar ao recinto uma hora antes de sua apresentação para organização do material e outros procedimentos.
> Não utilizar ‘slides’ em excesso. Máximo de 2 slides por capítulo com tópicos. <
Apresente-se em traje social ou com vestes que remetam ao seu curso: (jaleco, paletó, guarda-pó…)
 .

DADOS PARA SOLICITAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO PARA PESQUISA

Para elaborarmos a Autorização para Pesquisa, precisamos das seguintes informações:

Nome completo do acadêmico

Curso

Orientador

Tema da monografia

Instituição em que fará a pesquisa

Responsável pela instituição (diretor, coordenador, secretário)

Cidade/Estado

.

IMPORTANTE NOTA DE ESCLARECIMENTO

Publicada a lista de orientação à monografia, o aluno terá até 20 dias para solicitar a permuta de orientador, desde que, em consonância com um colega que apresente igual interesse. Para isso, devem comparecer juntos ao Gabinete da Vice-Reitoria (Departamento de Monografia) a fim de formalizarem o pedido através do Termo de Permuta de Orientador.

São condições indispensáveis para os alunos iniciarem a construção dos trabalhos  de monografia sob a orientação dos professores designados para essa atividade:

- Estar matriculado no semestre atual, mesmo oriundo do semestre anterior. Contudo, se o aluno não apresentou sua monografia no semestre anterior, deve matricular-se na disciplina).

- Observar o prazo máximo para apresentar monografia (prazo de conclusão do curso).

O aluno não deve deixar para apresentá-la no semestre posterior, pois, caso ultrapasse o tempo limite, terá que prestar novo vestibular para cursar a monografia e aproveitar as disciplinas. Ex.: Administração: Tempo regular: 4 anos – Tempo limite: 6 anos (Depois do tempo limite, o acadêmico deverá prestar novo vestibular e lograr aprovação para ingressar na disciplina Monografia).

- Apresentar os certificados de atividades complementares.

- Não possuir pendências de disciplinas (cursar simultaneamente).

 

.

.
.